segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sistema Circulatório

O sistema circulatório transporta gases, nutrientes e resíduos. A pressão no sistema é mantida, em grande parte, pelo bombeamento efetuado pelo coração. Os materiais transportados são contidos dentro dos vasos sanguíneos e linfáticos. O coração é uma bomba muscular com quatro câmaras, duas delas recebem o sangue, os átrios, e o caminham para duas que o liberam, os ventrículos. Cada átrio é separado de seu respectivo ventrículo por uma valva que tem função de evitar o refluxo do sangue. Com seu músculo esplendidamente desenvolvido, a parede do coração é composta por três camadas: o epicárdio, miocárdio e o endocárdio. De certa maneira, elas são homologas  às três túnicas dos vasos sanguíneos: a túnica adventícia, a túnica media e a túnica íntima, respectivamente.

Câmaras do coração: as câmaras do coração e os vasos associados são os seguintes:
A) Átrio direito: recebe o sangue venoso sistêmico das duas veias cavas.
B) Ventrículo direito: recebe o sangue do átrio e impulsiona o sangue para os pulmões através d tronco pulmonar e das artérias pulmonares.
C) átrio esquerdo: recebe sangue oxigenado dos pulmões através das quatros veias pulmonares.
D) Ventrículo esquerdo: recebe sangue do átrio esquerdo e bombeia o sangue pela aorta para a circulação sistêmica.

Valvas cardíacas: alguns orifícios cardíacos são fechados por valvas que impedem o refluxo do sangue. Há quatro valvas cardíacas principais:

1-Valvas atrioventriculares:

A) Valva tricúspide: fica entre o átrio direito e o ventrículo direito.
B) Valva mitral (bicúspide): fica entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

2- Valvas semilunares:

A) Valva aórtica: fica localizada na origem da aorta no ventrículo esquerdo.
B) Valva pulmonar: fica localizada na origem do tronco pulmonar no ventrículo direito.

Camadas do coração:

A) Epicárdio: é o revestimento externo do coração e consiste em uma camada serosa externa ou mesotélio - camada visceral do epicárdio – e uma camada interna de tecido conjuntivo semelhante à fáscia – a camada fibrosa.
B) Miocárdio: é a camada de contração da parede do coração e é constituída por músculo cardíaco, tecido conjuntivo e tem uma vascularização extensa. É mais desenvolvida nos ventrículos do que nos átrios.
C) Endocárdio: é o revestimento das cavidades cardíacas no interior dos átrios e ventrículos, sendo semelhante, quanto à estrutura, à túnica íntima dos vasos sanguíneos adjacentes. (figura 10-15 livro1)

Camadas dos vasos sanguíneos:

A) Túnica íntima: esta camada está voltada para a luz, ou mais interna, de um vaso sanguíneo. O endotélio forma o limite da parede do vaso voltada para a luz e é contínua com o endotélio presente em todo o sistema cardiovascular. O endotélio está em contato com o sangue. A túnica íntima da artéria elástica, muscular e veia são constituídas de endotélio e conjuntivo subendotelial.
B) Túnica média: é proeminente nas artérias e indistinta nas veias.
-Artérias: é a camada mais espessa da parede arterial e é formada principalmente por células musculares lisas (artéria muscular) e por fibras elásticas (artéria elástica) secretado por estas células.
-Veias: em geral a média de uma veia é delgada e inconspícua, e é formada por quantidades variáveis de tecido conjuntivo e músculo liso.
C) Túnica adventícia: é a camada mais externa da parede de um vaso sanguíneo. É essencialmente uma camada de tecido conjuntivo. Os vasa vasorum constituem os vasos sanguíneos da parede vascular e são mais aparentes na túnica adventícia.
-Artérias: é pouco desenvolvida, em comparação com a túnica média relativamente espessa.
-Veias: é a camada mais espessa e mais proeminente.

Artérias elásticas: as artérias com maior diâmetro do corpo são artérias elásticas. Estes grandes vasos também são chamados de artérias condutoras, pois conduzem o sangue do coração para as principais regiões do corpo. A elasticidade da parede arterial permite que o vaso absorva a pressão sistólica e mantenha, por retração, uma pressão relativamente alta durante a diástole.

Artérias musculares: os vasos arteriais que apresentam a maior variação de diâmetro são as artérias musculares. Elas também são denominadas artérias distribuidoras porque distribuem sangue da artéria elástica condutora para regiões especificas do corpo.



Artéria elástica – Túnica íntima e adventícia




Artéria Muscular – Túnica íntima e adventícia.













Vênula: He: hemácias, N: núcleo, L: luz, TC: tecido conjuntivo, L: musculatura lisa, EP: epitélio

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

http://histologiaufrn.blogspot.com.br
http://acd.ufrj.br/labhac/fotos.htm
Atlas Colorido de Histologia de Medicina Veterinaria - Bacha e Bacha
Histologia Básica - Junqueira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário