segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sistema Respiratório

O sistema respiratório e constituído pela cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Este sistema exerce varias funções: condução do ar,troca de gases, olfato (receptores de odores) e fonação (produção de som). Tem como função fornecer níveis adequados de oxigênio para diferentes tecidos do corpo por meio do sistema circulatório e ao mesmo tempo remover o dióxido de carbono produzido nesses mesmos tecidos e que é altamente prejudicial.
Os componentes do sistema respiratório incluem aqueles que direcionam a passagem do ar para dentro e para fora do corpo (a porção condutora) e aqueles que realmente executam a troca gasosa (a porção respiratória). A porção condutora é composta por um sistema de tubos que facilita o movimento de ar o mais ininterruptamente possível e ao mesmo tempo torna o ar adequado para a troca gasosa dentro da porção respiratória. Como a porção condutora funciona como uma unidade de entrega e remove o ar da porção respiratória, cada um de seus componentes compartilha semelhanças estruturais, incluindo um revestimento epitelial adequado e tecido de suporte circundante, como cartilagem, musculo liso e uma grande contribuição de fibras elásticas.
A porção respiratória, em comparação, não possui a maioria das características encontradas na porção condutora, e, em vez disso, consiste em tecidos, principalmente epitélio pavimentoso simples e escasso tecido conjuntivo frouxo, que ajudam na difusão de substâncias, as quais neste caso são os gases oxigênio e dióxido de carbono.

Cavidade nasal: é o local onde ocorre a filtração, umidificação e regulação da temperatura do ar inspirado.
Mucosa olfativa: esta mucosa é uma região sensorial, localizada no teto de cada uma das cavidades nasais, mais espessa do que a mucosa não sensorial que a circunda.

Laringe: é uma porção oca, expandida, do sistema respiratório que se localiza entre a nasofaringe e a traqueia.
Nasofaringe:espaço cheio de ar posterior a cavidade nasal e superior ao palato mole. A maior parte da mucosa da nasofaringe é recoberta por um epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado.

Traqueia: conduz o ar entre a laringe e os brônquios. A parede da traqueia e constituída por uma camada mucosa epitelial, uma camada submucosa de tecido conjuntivo, numerosas glândulas, anéis cartilaginosos e uma camada adventícia externa.

Brônquios: são vias aéreas sustentadas por cartilagem, extras e intrapulmonares. Os brônquios extrapulmonares são formados pela bifurcação da traqueia e assemelham-se à traqueia, mas tem um diâmetro um pouco menor. Os brônquios intrapulmonares estão envolvidos pelo parênquima do pulmão e se dividem repetidas vezes formando os brônquios lobares (secundários) e segmentares (terciários).

Bronquíolos: os menores brônquios têm continuidade nos bronquíolos. Há um grande número de bronquíolos nos pulmões. Os bronquíolos ramificam-se repetidas vezes até e, no final, formam bronquíolos terminais e bronquíolos respiratórios. Características histológicas que distinguem os bronquíolos dos brônquios incluem: tamanho, epitélio, ausência de cartilagem e de glândulas exócrinas, musculo liso, células caliciformes e células bronquiolares.
Os bronquíolos terminais são os bronquíolos menores e mais distais que têm como função exclusiva a condução de ar. Os bronquíolos respiratórios são estruturas de transição, destinando-se, em parte, à condução de ar e, em parte, às trocas de gases.

Alvéolos: são compartimentos em fundo cego, esferoidais, que constituem a parte terminal do sistema respiratório. É uma unidade funcional de trocas gases do sistema respiratório. Há cerca de 100 milhões de alvéolos em cada pulmão. São estruturas de parede fina. Basicamente um epitélio pavimentoso simples substitui o epitélio cuboide simples dos bronquíolos. Este revestimento compreende vários tipos celulares:
-Células do tipo I: são células pavimentosas delgadas especializadas na troca de gases;
­-Células do tipo II: são células secretoras que fazem saliência no espaço alveolar;
-Macrófagos alveolares (células da poeira)

Septo alveolar: formam-se um septo interalveolar quando dois ou mais alvéolos se encontram.











Traqueia: Ep: epitélio, TC:Tecido Conjuntivo,C:condrócitos,Ms:matriz,P:pericôndrio







REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

http://histologiaufrn.blogspot.com.br
http://acd.ufrj.br/labhac/fotos.htm
Atlas Colorido de Histologia de Medicina Veterinaria - Bacha e Bacha
Histologia Básica - Junqueira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário