segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sistema Digestivo

O sistema digestivo consiste no trato digestivo( cavidade oral, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso) e suas glândulas associadas(glândulas salivares, fígado e pâncreas). Sua função é obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento e as demais necessidades energéticas do organismo.
A primeira etapa do processo complexo conhecido como digestão ocorre na boca, onde o alimento é umedecido pela saliva e triturado pelos dentes, formando pedaços menores; a saliva também inicia a digestão de carboidratos. A digestão continua no estômago e intestino delgado, onde o alimento, transformado em seus componentes básicos  é absorvido. A absorção da água ocorre no intestino grosso, tornando semi-sólido o conteúdo luminal que não foi totalmente digerido.

Estrutura geral do trato digestivo
Todos os componentes do trato digestivo apresentam certas características estruturais em comum. Trata-se de um tubo oco composto por uma luz, ou lúmem, cujo diâmetro é variável, circundando por uma parede formada por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.(figura 15.1 livro 3)

A camada mucosa é composta por um revestimento epitelial, uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas, algumas vezes apresentando também glândulas e tecido linfóide e uma muscular da mucosa , que separa a camada mucosa da submucosa.

Camada submucosa: é composta por tecido conjuntivo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso. Esta camada pode conter também glândulas e tecido linfóide.

Camada muscular: contém células musculares lisas orientadas em espiral, divididas em duas subcamadas de acordo com a direção principal seguida pelas células musculares. Entre estas duas subcamadas observa-se o plexo nervoso mioentérico e tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos e linfáticos.

Camada serosa: é formada por uma camada delgada de tecido conjuntivo frouxo, revestida por um epitélio pavimentoso simples denominado mesotélio. Em locais onde o órgão digestivo está unido a outros órgãos ou estruturas, no entanto, a serosa é substituída por uma adventícia espessa, que consiste em tecido conjuntivo e tecido adiposo contendo vasos e nervos, sem o mesotélio.

As principais funções do revestimento epitelial da mucosa d trato digestivo são: prover uma barreira seletiva permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo; facilitar o transporte e a digestão do alimento; promover a absorção dos produtos desta digestão; produzir hormônios que regulam a atividade do sistema digestivo. Algumas células presentes nesta camada produzem muco para lubrificação e proteção.

Estruturas que fazem parte do sistema digestivo

Língua: é uma massa de músculo estriado esquelético revestida por uma camada mucosa cuja estrutura varia de acordo com a região.

Faringe: uma região de transição entre a cavidade oral e os sistemas digestivos e respiratórios, forma uma área de comunicação entre a região nasal e a laringe. A faringe é revestida por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado na região contínua ao esôfago e por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado contendo células caliciformes nas regiões próximas à cavidade nasal.

Esôfago: é um tubo muscular cuja função é transportar o alimento da boca para o estômago. De forma geral, o esôfago possui as mesmas camadas que o resto do trato digestivo.

Estômago: é responsável pela digestão parcial dos alimentos e secreção de enzimas e hormônios.

Intestino delgado:é o sítio terminal de digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e secreção endócrina. Os processos de digestão são completados no intestino delgado, onde os nutrientes são absorvidos pelas células epiteliais de revestimento.

Intestino grosso: está bem adaptado para exercer suas funções: absorção de água, fermentação, formação da massa fecal e produção de muco.

L: luz, Ep: epitélio, MM: muscular da mucosa, Ge: glândulas esofagianas, Lp: lâmina própria. 









Intestino grosso

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

http://histologiaufrn.blogspot.com.br
http://acd.ufrj.br/labhac/fotos.htm
Atlas Colorido de Histologia de Medicina Veterinaria - Bacha e Bacha
Histologia Básica - Junqueira Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário